quinta-feira, 15 de novembro de 2012


PRIMEIRO PLANALTO, DE CURITIBA OU CRISTALINO
O Primeiro Planalto, de Curitiba ou cristalino, tem início na Serra do Mar e estende-se para o oeste até a escarpa Devoniana (Serrinha, Serra de São Luiz,etc.). Ele advém de uma erosão, que o rebaixou de um antigo nível, e seus terrenos antigos pertencem à era Pré-Cambriana. O primeiro planalto é constituído por uma faixa de terrenos cristalinos, que se estende em sentido norte-sul, a oeste da serra do Mar, apresentando uma largura média de cem metros e cerca de 900m de altura. Cumpre assinalar que a topografia varia de acidentada, ao norte, a suavemente ondulada, ao sul. A bacia sedimentar de Curitiba é formada por um antigo lago, que nos dias atuais é atulhado de sedimentos. O planalto cristalino abrange duas partes, zona norte e sul:
  • Zona Norte: apresenta um relevo mais acidentado por causa da ação erosiva do Rio Ribeira e seus afluentes. Vale dizer que as rochas predominantes são os filitoscalcáriosdolomitosmármores quartizitos. Pela sua fisionomia montanhosa, é chamada de “região serrana de Açungui”, que possui elevações, dentre as quais pode-se citar a Serra Ouro Fino (de 1.025 a 1.050 m), Serra da Bocaina (de 1.200 a 1.300 m), Serra da Canha ou Paranapiacaba (de 1.200 a 1.300 m) e Serra do Piraí (de 1.080 a 1.150 m);
  • Zona Sul ou Planalto de Curitiba: possui formas topográficas mais suaves e uniformes que variam de 850 a 950 metros de altitude, e largura de 70 a 80 quilômetros. O relevo possui origem cristalina (granito e gnaisses e sua superfície é representada por argila e areias, que encontram-se depositadas ao longo do rio Iguaçu, seus afluentes e ao redor das cidades de Curitiba e Araucária (GONÇALVES, 2010; Amapá do Passaúna, 2010; WIKIPÉDIA, 2010).

SEGUNDO PLANALTO DO PARANÁ, DOS CAMPOS GERAIS OU PALEOZÓICO
O Segundo Planalto, dos Campos Gerais (ou Ponta Grossa) ou Paleozóico, consiste em uma região ocupada pelos Campos Gerais e é formada por terrenos do período paleozóico. Convém ponderar que sua formação geológica corresponde a terrenos sedimentares antigos da era Paleozóica, reunidos nos seguintes grupos: Paraná ou Campos Gerais (devoniano); Itararé (Carbonífero) e Passa Dois (Permiano). Em relação às rochas mais comuns, pode-se citar:arenitos (Vila Velha e Furnas), folhelhos (Ponta Grossa e os betuminosos), carvão mineral, varvitos, siltitos e tilitos. Em pequenas regiões, aparecem rochas ígneas intrusivas (GONÇALVES, 2010; WIKIPÉDIA, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário